Algumas recomendações de livros
Para você aproveitar o Prime Day, ou sua próxima visita à sua livraria do coração.
Hoje, dia 16 de Julho de 2024, começa o Prime Day. Sim, o Dia do Cliente Prime da Amazon na verdade vai de 16 a 21 de Julho de 2024 no Brasil. Então, se você é cliente Prime pode aproveitar várias ofertas neste período.
Como aqui conversamos sobre coisas diversas que eu estudo e leio por aí, achei que seria uma boa fazer um pequeno compilado de livros que eu li (alguns mais de uma vez, e sublinhei e fichei.. a coisa toda!), e que fizeram alguma diferença na minha caminhada. Nos dias 18 e 19 de Julho, aparecerão no aplicativo cupons específicos para compra de livros, então você pode ter ainda mais descontos.
Todas as indicações terão links afiliados para a página da Amazon, mas fique bem a vontade para adquirí-los onde e se quiser e puder. De qualquer forma, vou deixar aqui meus insights, para você que, como eu, já comprou livros demais este ano. Adoraria conhecer a lista de vocês também, então, aproveite os comentários para compartilhar seus livros favoritos.
Ideias Para o Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak
Ailton Alves Lacerda Krenak é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro e Imortal da Academia Brasileira de Letras. Este livro foi a transcrição de uma palestra que Ailton Krenak deu, em 2019, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Ele começa o livro contando o contexto desta palestra e o quanto, por muito tempo, evitou atravessar o oceano e ficar face a face com povos colonialistas. Mas o fez no segundo convite que recebeu, quando o tema do evento foi “os involuntários da pátria”. No livro, Ailton costura temas como o mito da sustentabilidade enquanto descreve as consequências da despersonalização da natureza, a ideia de coletivo e de humanidade.
A Psicologia Financeira, Morgan Housel
Morgan Housel é um investidor, economista e conhecido por sua habilidade em comunicar de modo acessível conceitos financeiros complexos. Este livro figurou na semana passada no ‘Guia Definitivo dos 25 Melhores Livros de Investimento já Escritos’ da Forbes
A premissa deste livro é que sucesso financeiro tem muito menos a ver com a nossa inteligência e muito mais a ver com o nosso comportamento, e com o poder do medo e da incerteza. Como adoro ler sobre finanças pessoais e ciências comportamentais, este livro foi uma boa conjuntura dos astros! O capítulo 2 se chama ‘Sorte e Risco - nada é tão bom nem tão ruim quanto parece’ e te digo, o livro é fluído e nos faz mais entendedores dos nossos comportamentos em relação ao dinheiro, ao poupar e ao gastar.
Nancy Duarte é escritora, palestrante e CEO da Duarte Inc., a maior empresa de design do Vale do Silício. Neste livro, e no mais antigo chamado Slide:ology, Nancy exemplifica como transformar seus dados e fatos em apresentações matadoras, em histórias que serão engajadoras e pertinentes. Eu, que sou super visual, acho seus livros fantásticos para me espelhar em como encontrar a melhor estrutura para transformar o jeito que eu apresento as minhas ideias no meu dia a dia profissional.
Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro
"Nunca entre em uma discussão sobre racismo dizendo 'mas eu não sou racista'‘ sugere Djamila, filósofa, escritora e acadêmica brasileira. E mais recentemente, professora da NYU 💜. Se reconhecer racista e entender que existe um racismo estrutural que cria e amplia desigualdades pode ser paralisante, mas neste livro Djamila destrincha como devemos enfrentá-lo com uma atitude, antes de tudo, antirracista.
Este livro vale um texto só dele (o farei em breve). Eu o encontrei na empresa que eu trabalhava de uma forma inusitada. Era Setembro de 2020 e eu fui pegar algo no escritório que estava fechado, ainda por conta das restrições da pandemia do Covid19. O livro estava lá pleno, esquecido por alguém, em cima de uma mesa vazia.
O li de cabo a rabo, fichei ele todo e me apaixonei em como o autor, descreve como é ser um essencialista, uma pessoa obstinada e disciplinada em perseguir o menos. Menos, mas melhor! O livro passa por várias camadas de como é este estilo de perceber o mundo e de viver nossa essência e focar nossos esforços naquilo que realmente importa. Para mim, no contexto da pandemia, foi revelador, surpreendente e mudou minha forma de enxergar meu mundo, minhas escolhas e minha vida.

Boas leituras!